Nesta Segunda-Feira, foi feito a análise do livro didático da E.E. Raul Soares. Foram analisados os seguintes itens:
- O material apresenta uma atividade de motivação para o estudo do tema? Explicite:
- São dadas atividades no início do tema estudado para que os alunos explicitem suas idéias prévias?
- Os conceitos aparecem como conseqüência de: a) uma atividade de familiarização perceptível, macroscópica, de forma declarativa e não processual. b) Construção de novos significados. Mencione:
- Os conceitos se definem a partir de outros conceitos com os quais as alunos não têm trabalhado ao nível de internalização, como conceitos científicos?
- A apresentação da matéria considera a aura conceitual?
- São dadas atividades que possam trabalhar as atitudes dos educandos?
- São dadas atividades de procura, de intercâmbio e comunicação de informações entre os estudantes?
- São dados trabalhos de natureza prática e situações problemas?
- São dadas atividades para trabalho interdisciplinar?
- Existem atividades que procuram prestar atenção à diversidade?
- Aproveitam-se os aspectos históricos como componente do processo de construção do conhecimento científico, revelando seu caráter social, político, histórico, contextualizado ou se faz uma breve referência a um cientista ligado a um descobrimento?
- Quais são os tipos de exercícios apresentados: a) Para aplicar de forma produtiva os conceitos, vinculados a situações problemáticas e as possíveis idéias prévias dos alunos, que possibilita a aprendizagem significativa? Exemplifique: b) Para a fixação dos conteúdos. Exemplifique:
- Os conteúdos são socialmente contextualizados, orientados a contribuir e a desenvolver nos alunos a crítica reflexiva?
- O material apresenta tipos de erros conceituais e metodológicos que constituem verdadeiros obstáculos epistemológicos para a assimilação do conteúdo? a) As ilustrações se correspondem com os objetos de estudo, ou são exemplos que obstaculizam a compreensão do conteúdo?
- Qual é o tipo de aprendizagem que orienta o trabalho com o livro didático? Tradicional, progressivista, construtivista?
- Qual é a complexidade dos textos apresentados?
- Avalie a pertinência das informações:
- Análise a atualidade dos textos em relação a ciência hoje e seus problemas.
Livros Didáticos Adotado pela E.E. Raul Soares |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Suas criticas, elogios e sugestões serão bem vindas, fique a vontade e fale o que você quiser...