Análise do Livro Didático

Realizando Análise do Livro Didático Adotado pela E.E. Raul Soares


Nesta Segunda-Feira, foi feito a análise do livro didático da E.E. Raul Soares. Foram analisados os seguintes itens:

  1. O material apresenta uma atividade de motivação para o estudo do tema? Explicite:
  2. São dadas atividades no início do tema estudado para que os alunos explicitem suas idéias prévias?
  3. Os conceitos aparecem como conseqüência de:                                                                               a) uma atividade de familiarização perceptível, macroscópica, de forma declarativa e não processual.                                    b) Construção de novos significados. Mencione:
  4. Os conceitos se definem a partir de outros conceitos com os quais as alunos não têm trabalhado ao nível de internalização, como conceitos científicos?
  5. A apresentação da matéria considera a aura conceitual?
  6. São dadas atividades que possam trabalhar as atitudes dos educandos?
  7. São dadas atividades de procura, de intercâmbio e comunicação de informações entre os estudantes?
  8. São dados trabalhos de natureza prática e situações problemas?
  9. São dadas atividades para trabalho interdisciplinar?
  10. Existem atividades que procuram prestar atenção à diversidade?
  11. Aproveitam-se os aspectos históricos como componente do processo de construção do conhecimento científico, revelando seu caráter social, político, histórico,  contextualizado ou se faz uma breve referência a um cientista ligado a um descobrimento?
  12. Quais são os tipos de exercícios apresentados:                                                                                  a) Para aplicar de forma produtiva os conceitos, vinculados a situações problemáticas e as possíveis idéias prévias dos alunos, que possibilita a aprendizagem significativa? Exemplifique:                          b) Para a fixação dos conteúdos. Exemplifique:
  13. Os conteúdos são socialmente contextualizados, orientados a contribuir e a desenvolver nos alunos a crítica reflexiva?
  14. O material apresenta tipos de erros conceituais e metodológicos que constituem verdadeiros obstáculos epistemológicos para a assimilação do conteúdo?                                                             a) As ilustrações se correspondem com os objetos de estudo, ou são exemplos que obstaculizam a compreensão do conteúdo?
  15. Qual é o tipo de aprendizagem que orienta o trabalho com o livro didático? Tradicional, progressivista, construtivista?
  16. Qual é a complexidade dos textos apresentados?
  17. Avalie a pertinência das informações:
  18. Análise a atualidade dos textos em relação a ciência hoje e seus problemas.


Livros Didáticos Adotado pela E.E. Raul Soares



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas criticas, elogios e sugestões serão bem vindas, fique a vontade e fale o que você quiser...