Nesta terça-feira (28/08) alunos do Pibid
participaram de uma oficina que aconteceu na UEMG/Ubá, proporcionada pelo
Núcleo de Educação Socioambiental (NESA) e ministrada pela professora Juliana
Vanir. O objetivo da oficina foi de capacitar alunos membros do NESA e Pibid a
estarem trabalhando a pratica de reciclagem na construção de um terrário
onde o mesmo pode ser aplicado em diversas áreas da biologia como: ciclo
da água, desenvolvimento de plantas, germinação de sementes, criação de
minhocas e até pequenos animais.
Alunos do Pibid confeccionando seus terrários. |
Confeccionando um Terrário
Modelo de como são organizados os componentes de um terrário. |
Resumo
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Monte
um terrário para observar fenômenos como o ciclo da água, o ciclo da vida
vegetal e animal (desde seu nascimento, crescimento, morte e decomposição)
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Objetivos
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· Montar um terrário
· Simular um ambiente terrestre
· Verificar a ocorrência do
ciclo da água no terrário;
· Conscientizar os alunos da
importância da água e do solo na vida das plantas e dos animais (inclusive o
homem);
· Conscientizar os alunos da
importância da água para os animais (inclusive o homem);
· Observar que há diferentes
tipos de solo;
· Incentivar a observação e o
cuidado com a natureza;
· Estimular o registro das
observações em diários e tabelas;
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Conteúdos
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Terrário
- solo - ciclo da água – ciclo de vida dos animais e vegetais – partes das
plantas- decomposição
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Material
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· Recipiente para montar o
terrário (aquário vazio, vidro ou garrafa PET);
· Pedrinhas ou argila expandida;
· Carvão ativado (utilizado para
absorver componentes orgânicos, evita o mal cheiro, proliferação de fungos
etc);
· Solo para jardim (comprado) ou
mistura de solos trazidos pelos alunos;
· Mudas de plantas ou sementes;
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Manutenção
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O terrário se mantém sozinho.
Semanalmente podemos abrir o terrário para colocar um pouco d´água (verifique
se é realmente necessário, o mesmo deve estar úmido e não encharcado!),
limpar o vidro e colocar mais plantas e animais. Se tiver água demais no
terrário é necessário deixá-lo alguns dias aberto para que a água evapore. Se
as plantas cresceram tomando todo o espaço, corte-as ou substitua-as. Folhas
e bichinhos mortos podem ser deixados no terrário para ver como ocorre sua
integração ao solo, mas podem causar uma proliferação exagerada de fungos. Se
houver mais que um terrário, podemos deixar um deles com os restos de plantas
e de animais e o outro, limpo.
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Montando
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Podemos mostrar um terrário já
montado às crianças para ilustrar o objetivo a ser alcançado, mostrar fotos
de outros tipos de terrários onde são encontrados terrários com plantas e
animais.
A montagem do terrário faz
parte da atividade proposta e deve ser realizada pelos alunos, sob orientação
do professor. É interessante que a classe seja organizada em grupos, de modo
a permitir que todos os alunos participem desta e das outras etapas da
atividade.
O terrário poderá ser montado
em um aquário com tampa ou outro recipiente como um vidro de conserva ou uma
garrafa PET. Pode ser pequeno ou grande, de acordo com o material disponível.
A montagem do terrário começa
pela limpeza do recipiente, que deve ser limpo e seco. No fundo do recipiente
colocam-se as pedrinhas (ou argila expandida),formando uma camada para
drenagem da água. Imediatamente acima, se possível, uma fina camada de carvão
ativado é colocada para evitar o crescimento de fungos na água, o
apodrecimento das raízes e a formação deg ases. Finalizando, coloca-se uma
camada de terra, até completar cerca de 1/4da altura do vidro.
Preparado o "terreno"
é hora de escolher as plantas adequadas para esta atividade. São mais
indicadas as plantas que crescem pouco, como por exemplo: peperômia, musgos,
pequenas samambaias, begônias e até mesmo pequenos antúrios. É importante
lembrar que nessa escolha deve-se levar em conta o tamanho do recipiente
utilizado.
Para melhor simular uma
paisagem natural, podemos acrescentar ao terrário alguns elementos facilmente
encontrados, como galhos, pedras e folhas secas. Podemos também simular um
lago, adicionando ao terrário um potinho com água. A presença de pequenos
animais como tatuzinhos de jardim e caramujos, auxiliaria na introdução de
outros assuntos como: locomoção, alimentação, reprodução, comportamento de
animais da mesma espécie e de espécies diferentes, comportamento diante das
características do ambiente, entre outros podem ser observados e comparados
pelos alunos. Após colocar as plantas e os animais é necessário borrifar água
com cuidado dentro do vidro e fechar o terrário com a tampa ou com um
plástico preso com um elástico.
O terrário deve ficar num local
iluminado, mas sem receber sol diretamente. O excesso de exposição à luz
solar transforma-o numa estufa.
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Pessoal esta ficando otimo o trabalho de vcs. Parabéns! Gostaria tanto de estar participando, bjos
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